quarta-feira, 6 de julho de 2011

Uma aventura no coração de África… até ao mais profundo de nós mesmos.


Até Lá Abaixo
3 homens, 1 jipe e 150 dias de aventura em África
de Tiago Carrasco
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895557288


Sinopse:
Em 2010, o jornalista Tiago Carrasco e dois amigos, o fotógrafo João Henriques e o cameraman João Fontes, decidiram largar os seus empregos mal pagos e concretizar um velho sonho: atravessar o continente africano de automóvel. O pretexto que arranjaram foi o Mundial de Futebol, que se realizava em África pela primeira vez, mas a viagem seria muito mais do que um longo passeio destinado a celebrar o desporto mais popular do mundo - seria, sim, o maior desafio da vida destes três homens.

Este é o relato das emoções e das peripécias que Tiago Carrasco e os seus companheiros de estrada viveram ao longo desses 150 dias alucinantes, passados no deserto e na selva, em aldeias perdidas e nos bairros das lata de grandes cidades, em lugares vergados à pobreza e à violência e noutros onde a esperança subsiste apenas por milagre. Até Lá Abaixo descreve-nos esta epopeia de 30 mil quilómetros, de Marrocos à África do Sul, passando por 21 países, que é também uma viagem interior aos nossos medos e à nossa capacidade de superar as maiores contrariedades. Uma lição de sobrevivência. E uma aventura inesquecível.




Vivemos um momento na nossa vida económico-social em que expressões como “Geração à Rasca”, “precariedade”, “desânimo”, “desemprego” e “recibos verdes” tornaram-se, infelizmente, parte do vernáculo português. Este livro, nascido de tais circunstâncias, dá-nos a esperança de, no meio do nada, podermos encontrar uma resposta para as questões que nos tiram o sono.

Tiago Carrasco, jornalista, 28 anos, poderia ser o poster-child da supracitada Geração à
Rasca. Perseguindo o sonho de uma carreira na comunicação, lançou-se, esperançoso, no jornalismo. O trabalho, precário e a recibos verdes, não lhe trazia a estabilidade e segurança por que ansiava. O desânimo instalava-se, cada vez mais, e o desemprego era, muitas vezes, a sua realidade.
Numa dessas alturas juntou-se a dois amigos (o fotógrafo João Henriques e o cameraman João Fontes) e, sob o pretexto do Mundial de Futebol na África do Sul, decidiu embarcar numa aventura que iria, como mais tarde se provou, não só mudar os seus dias mas, também, as suas perspectivas de vida. Os três homens decidiram fazer em 150 dias, e num jipe, os 30 mil quilómetros que separam Marrocos do país anfitrião do Mundial, atravessando, pelo caminho, 21 países africanos.

O que começou por ser uma aventura (com a qual a maioria poderia sonhar mas nunca ousaria fazer) e uma fuga a uma realidade desgastante, acabou por se revelar uma viagem ao mais profundo de si mesmos, uma viagem de auto-conhecimento em que as prioridades foram pesadas e em que novas metas de vida se traçaram…

Às vezes, para bem avaliarmos a nossa vida, temos de nos afastar dela…

Recomendo este livro a todos os portugueses que anseiam por manter uma esperança no futuro.


Sem comentários:

Enviar um comentário