quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mau uso de uma ideia potencialmente boa



Não Berres Comigo, Pai!
de Moni Port e Philip Waechter
Editor: Livros Horizonte
ISBN: 9789722417419



Sinopse

O pai da Helena não sabia falar normalmente. Tudo o que dizia saia-lhe da boca aos berros. A Helena estremecia mas, só por dentro. Até que um dia tomou uma decisão que deixou o pai mudo e calado. Ou quase.... Uma história que mostra como às vezes, muitas vezes aliás, os filhos também podem ensinar os pais.
 
 
 
 
 
Como já aqui disse, fui mãe de primeira viagem à pouco tempo (o baby tem quase 20 meses).  Por esse motivo, aventuro-me agora nas primeiras visitas a esse País Misterioso que é o dos Livros Infantis.  Lembro-me de o ter visitado...  Não!  De o ter habitado, feliz e conhecedora dos seus segredos.  Mas o País expandiu, aumentou, e nele surgiram novas aldeias, vilas, cidades e habitantes que me olham com olhares estranhos, que não (re)conheço.  O Alexandre ainda é novo para o habitar (apesar de adorar as visitas que lhe vai fazendo), mas eu já ando a preparar terreno para que, quando a altura chegar, ele se sinta lá tão bem como a Mamã se sentiu.

Ou seja:  ando a ler livros infantis a ver se começo a perceber alguma coisa daquilo!

E este, lamento dizê-lo, é um que não quero ver nas mãos do meu filho...  Que julgo não dever andar nas mãos de criança nenhuma...  Particularmente das (facilmente) influenciáveis crianças dos 4 aos 6 anos, que é a idade a que se destina.
Esta é a história da Helena!  A Helena vivia numa linda casa num vale, com a família.  Adora música e parece que tudo corre bem...  Bem...  Nem tudo!  O pai da Helena é um resmungão de primeira que, por tudo e por nada, desata aos berros.  A Helena farta-se e decide tomar uma decisão.  E qual é a sua decisão, que, segundo a sinopse, "mostra como muitas vezes os filhos podem ensinar os pais"?  Pois bem...  (e lembrem-se que este livro é para crianças de 4/6 anos)  A Helena foge de casa e vai pedir guarida em casa de estranhos!  Sim, é isso mesmo...  Queres ensinar os teus pais?  Desaparece, que depois eles passam dias à tua procura, a pendurar cartazes em árvores, entretanto tornas-te uma música famosa e quando se reencontram vivem felizes para sempre!
 
 
 
Nota Negativa!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário