segunda-feira, 12 de abril de 2010







Escritores à Mesa e Outros Artistas
José Quitério
Assírio & Alvim
ISBN: 9789723714654


Sinopse

Os textos que compõem este livro têm proveniências diferentes: 6 figuram no Livro de Bem Comer, 14 em Histórias e Curiosidades Gastronómicas, 11 são inéditos. Os não inéditos foram objecto de revisão, emendas e acrescentos (nalguns casos substanciais). Escritores à Mesa (e outros artistas) resulta da necessidade de rearrumação, tendo em vista que os dois livros anteriormente referidos jamais serão reeditados como tais. Surgirão refundidos, aparados, apurados e aumentados num único volume, sob o título Bem Comer & Curiosidades, no fim do presente ano. A presente obra pretende ser uma homenagem sobretudo aos escritores que nem por serem dos maiores deixaram de tratar dum tema que muitos letrados enfadados (e enfadonhos) consideram matéria menor ou mesmo abominável. Que possa servir também de antepasto para uma há muito prometida Antologia da Gastronomia na Literatura Portuguesa (séculos XIII-XX), a vir ao mundo, se o permitirem o tempo e as potestades, em 2011.


Foi com grandes expectativas que me debrucei sobre este livro. Portugal, para mim, está sempre associado a "boa mesa". Mesmo em momentos de dificuldades consegue-se sempre fazer um repasto que não envergonhe ninguém. Sendo descendente de alentejanos, essa era uma realidade desde sempre implantada na minha mente... Mesmo sem grandes luxos, havendo pão, azeite e meia dúzia de ingredientes surgia na mesa uma açorda, um ensopado ou, nos meses quentes de Verão, o belo gaspacho. A imaginação tornava-se superior à privação. E, se fossem disponibilizados meios sem restrições, surgia à refeição um verdadeiro banquete... Peixe, carne, enchidos, queijos, tudo ganhava papel de destaque na hora da partilha. E, nos livros de autores lusófonos, a mesa era isso mesmo; um lugar de partilha em que, a simples leitura da descrição do que nela se dispunha, abria o apetite e alagava a boca do leitor.

Gostei do livro, mas... Se calhar as minhas expectativas eram demasiado elevadas, mas fiquei com um sentimento de vazio... como se visse defraudada uma promessa de grandeza que não se elevara a toda a sua potencialidade.

O autor descreve não só as referências literárias "à mesa", como também tenta, sempre que possível, explicar o contexto em que estas se inserem. Ou seja, chega ao ponto de localizar geograficamente restaurantes e hoteís, partilhar preçários, etc etc etc. Ainda assim, e por muito prazer que tenha tido na leitura do livro, não me "satisfez"...


Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário