sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Morte dos Livros?



Um dos requesitos para se trabalhar numa livraria é tentar estar-se sempre a par das novidades...  Mesmo das que não se gosta...  Uma das novidades é o download de livros para o Kindle ou para o IPad...
O meu chefe já por várias vezes me confidenciou o seu receio de que estas novidades tecnológicas possam colocar em perigo o nosso papel de livreiros...  que nos torne obsoletos.

Tenho de admitir que compreendo a sua preocupação...  em parte.
Vivemos numa sociedade de novas tecnologias, em que os gadgets são cada vez mais cobiçados e em que a imagem vale ouro...
Mas...
Sou incapaz de me ver a ler obras de outra forma que não em formato de livro...  Nem gosto de ler por fotocópias (maneira como sobrevivi muitas vezes nos anos de estudante).  Para mim não há nada melhor que poder folhear as páginas de um livro...  passar os dedos na superfície ligeiramente àspera das folhas, perdermo-nos na teia das fibras que as compõem...  ter a sorte de ler um livro antigo, com as suas folhas amarelecidas e cheiro adocicado...  poder olhar para um quarto forrado a livros, não há melhor decoração, mais viva, mais bela... 

Para mim um livro não é só um livro, é um objecto de arte, de decoração, de culto... 

Não me imagino a viver num Mundo sem livros...

Só espero, para o bem dos livreiros e das livrarias, que a maioria das pessoas concorde comigo...



Sem comentários:

Enviar um comentário