sábado, 6 de agosto de 2011

Há dias assim...

Isto de se trabalhar no atendimento ao público tem o que se lhe diga...  Nem todos possuem a diplomacia e a compustura necessárias para estar, todos os dias, em frente a um balcão...  Mesmo os que têm a capacidade de se controlar, invariavelmente acabam por, num ou noutro dia, desejar poder despir a "farda" e responder enquanto indivíduos e não estatísticas.  Eu sou uma dessas pessoas!

E depois...

Há dias assim...

Hoje acordei e, como sempre, tinha os minutos contados.  Levantar, preparar-me, vestir-me, acordar o Pipoca, trocar fralda, dar biberon, trocar o babygrow da noite pela roupinha para o dia, levar a carga toda dele para o carro, pegar nele e na mala, fazer malabarismo com a chave da porta e a chave do portão e a chave do carro, pegar em nós e ir levar o Pipoca a casa dos meus pais antes de ir para a livraria.  O Pipoca hoje estava do contra...  Tudo era pretexto para brincar e o vestir, que por norma é uma tarefa relativamente rápida, tornou-se num trabalho hercúleo.  Cheguei a casa dos avós já cansada e a suar...  E ainda tinha pela frente um dia a descarregar e arrumar livros e a atender as pessoas que, privadas de um Agosto balnear, acabam a deambular pelos shoppings do País.

Mas...

Há dias assim...

Dos primeiros 10 clientes que atendi, 4 ou 5 eram uma delícia!!!  Simpáticos, educados, agradáveis...  Ouviam o que lhes dizia e fizeram-me acreditar que, para eles, eu era mais que a funcionária de colete que os guia à prateleira pretendida...  Era a Raquel...  A "jovem" apaixonada pela leitura e pelos livros, cuja opinião é válida, interessante, inteligente... 
Foi como se tomasse um "comprimido espiritual", que me deu força, qual suplemento vitamínico, para o resto do dia.
Hoje, as costas doeram um pouco menos ao serem vergadas pelo peso dos livros.  Hoje o relógio não era o inimigo a vencer para poder, rapidamente, ir ao encontro do meu Pipoca.  Hoje as tricas do trabalho passaram-me ao lado.  Hoje arrumei o móvel dos dicionários e do apoio escolar com um sorriso nos lábios.

Isto tudo porque...

Há dias assim...

Sem comentários:

Enviar um comentário