segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Dia a Dia na Livraria






Julgo que já aqui referi que, para além de bibliófila, sou Livreira de profissão (erro crasso...  ainda os livros não saíram do camião e já eu os estou a por de parte para comprar).  E se, por vezes, os clientes da livraria têm saídas que nos fazem (sor)rir, outras há que só nos apetece despir o uniforme e responder-lhes como merecem.  Felizmente, há situações em que conseguimos responder-lhes à letra sem ter de despir o colete...



Há uma senhora que vai frequentemente à loja e que tem a mania de "olhar de cima" para os funcionários. Um dia, estava eu a atendê-la, e ela sai-se com esta:

- Estou à procura de um livro da Jane Austen, em inglês, para a minha neta. Ela é uma menina de 12 anos, mas muito culta para a idade. Mas você não me pode ajudar, porque não percebe de clássicos... O pior é que não me lembro do título... Só que é a história de duas irmãs.

Ora, para além de ser de Línguas e Literaturas Modernas, sou também, como criança culta que fui, fã da Jane Austen desde a infância, tendo lido (e relido) todos os seus livros várias vezes... Claro que só podia responder de uma forma:

- Julgo que está à procura do Sensibilidade e Bom Senso, ou Sense and Sensibility, a história de Elianor e Marianne Dashwood e dos seus amores conturbados com Edward e Willoughby.

A senhora abre muito os olhos e comenta:

- Ah... Conhece?

Não... Pedi a ajuda do público!

Sem comentários:

Enviar um comentário