quinta-feira, 16 de julho de 2009

Conflito de gerações socialmente (in)correcto.




O Baile
Irène Némirovsky
Difel
ISBN: 972-29-0180-X
EAN: 9789722901802



Sinopse

Os Kampf, acabados de transpor o limiar da opulência devido a uma miraculosa jogada de Bolsa, decidem dar um baile para se lançarem na sociedade. Antoinette Kampf tem catorze anos e sonha estar presente na grande ocasião, mesmo que por breves instantes. No entanto, Mme. Kampf toma a irrevogável decisão de não permitir a presença da filha, já suficientemente crescida para atrair sobre si olhares de eventuais admiradores.
Antoinette, revoltada e em desespero, vai vingar-se com naturalidade e sem premeditação.
Os temores trágico-cómicos de arrivistas que recebem pela primeira vez pessoas que desprezam e que nutrem por eles o mesmo tipo de sentimento, a rivalidade mãe-filha que finalmente se manifesta a pretexto de uma frivolidade, a amarga solidão de uma criança que já deixou de o ser, tudo isto nos é oferecido por este livro fascinante e perturbador.
O Baile foi adaptado ao cinema, com Danielle Darrieux no principal papel.



Nas 74 páginas que compõem este pequeno livro, a autora leva-nos ao encontro de uma situação fundamental na relação entre mãe e filha; quando o declínio social e pessoal da primeira se cruza com a ascenção da segunda dando-se o equilíbrio na relação das duas.
A história centra-se na família Kampf, composta pelo pai, pela mãe e pela filha de catorze anos, que, graças a jogadas de sorte na bolsa, consegue ascender à alta sociedade parisiense. Na sua tentativa constante de esconder as raízes humildes, ao mesmo tempo que procuram integrar verdadeiramente a classe a que ascenderam, os Kampf decidem dar um baile para o qual convidam duzentas das personalidades mais emblemáticas da sociedade de Paris. Antoinette, a filha, só pensa em, também ela, assistir a tão faustosa festa mas a mãe, Rosine, na esperança de ter agora as atenções que não teve em jovem (e pobre), e vendo na juventude e beleza da filha uma ameaça ao seu desejo, proíbe a presença da rapariga no baile. Antoinette, motivada pelo rancor, pela raiva e pelo dramatismo característico da idade decide vingar-se... de uma forma que os seus pais nunca esquecerão.
Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário