sexta-feira, 24 de julho de 2009

Regresso ao Passado!




Pezinhos de coentrada
Alice Vieira
Casa das Letras
EAN 9789724616933
ISBN 972-46-1693-2




Este foi, definitivamente, um regresso ao passado! Não ao da autora, ou da sua escrita, mas ao meu, através da visita a uma das escritoras que marcaram a minha infância.
Desde miúda que gosto da escrita da Alice Vieira. Em pequena mergulhei na crise existencial de Abílio e da sua vontade de mudar de nome em "Viagem à roda do meu nome", e deliciei-me com o amor (e o desgosto) sénior em "Às dez a porta fecha" (provavelmente o livro de Alice de que mais gostei), entre outros. Sentia saudades! Já por várias vezes peguei em livros que a autora escreveu em parceria com outros grandes nomes da nossa literatura, mas arranjava sempre desculpa para os deixar na parteleira. Até que percebi... Eu não queria a Alice Vieira como co-autora de um livro. Eu queria um livro com a essência da Alice Vieira... Só que para adultos.
Não me decepcionei. As crónicas e os contos têm, todos eles, o cunho pessoal, a inteligência, o humor e, por vezes, a acidez da autora que me seduziu na infância. A apontar algo negativo (e, pelo menos eu, quanto mais gosto mais dou por mim a ver as coisas com olho crítico, sempre na expectativa da perfeição) teria de referir que o tamanho limitado das histórias impedem a autora de trabalhar as personagens como tão bem sabe fazer. Mas, espero, que Alice venha a colmatar essa falha lançando (brevemente) um romance para as gerações que, tendo crescido com ela, já estão nos intes e intas.
De qualquer forma, acho que este é um livro a ser saboreado por todos aqueles que, em miúdos, se deixaram apaixonar pelos livros de uma senhora chamada Alice Vieira.
Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário