quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Clássicos com humor




90 Livros Clássicos Para Pessoas Com Pressa
Henrik Lange
ISBN: 978-972-23-4253-7
EAN 9789722342537




Sinopse: 90 dos maiores clássicos encontram-se aqui reunidos em páginas repletas de sabedoria e humor. Através de quatro ilustrações acompanhadas de textos curtos e incisivos, resumimos-lhe tudo o que já devia ter lido e nunca conseguiu. Perfeito para pessoas com pressa ou simplesmente para quem gosta de ler.

Parece-lhe impossível ler 90 livros em apenas uma hora? Agora já não é uma meta do outro mundo. 90 Livros Clássicos para Pessoas Com Pressa trata-se de uma obra sobre os maiores livros de sempre, todos eles clássicos e de leitura obrigatória. Se não os leu, agora é a sua oportunidade de os ler a todos de uma assentada. Se os leu, poderá lê-los aqui outra vez e verificar o que retinha na memória. Em quatro vinhetas, contamos-lhe toda a história, uma espécie de romance destilado, para que consiga ler 90 livros numa hora. Perfeito para pessoas com pressa ou simplesmente para quem não tem tempo.



Tenho andado com pouco tempo para leituras... Todos sabemos como é; alturas de mais trabalho, misturada com a constipação sazonal e uma vontade de não fazer nada... só aconchegarmo-nos no sofá com um chocolate quente e por os filmes em dia. Mas peguei neste pequeno livro e tive de o ler (basicamente de uma assentada). O livro, à que ter em conta, não é um livro de críticas literárias, é um livro de humor! Um livro de humor em que podemos encontrar, em cada página, um spoiler para um clássico da literatura.

O livro lê-se rapidamente: cada página é um livro (ou, se quiser ser precisa, cada duas páginas: a da esquerda dá o título, o ano de edição, o nome do autor e os anos do seu nascimento e morte - aos que se aplica o último dado, obviamente), e cada livro é relatado em quatro vinhetas de B.D. (ou, uma vez mais na busca da precisão, em 3 vinhetas, pois a primeira é sempre uma repetição do título).

Os resumos são básicos e, muitas vezes, super incomplectos (o de D. Quixote, por exemplo, não faz qualquer referência a essa grande personagem que foi Sancho Pança), mas bastante divertidos.

No entanto tenham cuidado ao lê-los pois podem estragar-vos o final de um livro. No resumo de "Convite para a morte", por exemplo (um excelente livro da Dama do Crime, Agatha Christie, que fez as minhas delícias quando tinha cerca de 12 anos), os autores apontam quem é o assassino da história (o que, diga-se de passagem, é um balde de água fria, principalmente porque o resumo não deixa ver a grandiosidade do enredo).


No geral, um livro giro, divertido e despretencioso.



Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário