segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Paris Review




Entrevistas da Paris Review
Selecção de Carlos Vaz Marques
Edições Tinta da China
ISBN 9789896710149



«Sem a "Paris Review", teríamos as mesmas obras de Faulkner, Hemingway ou Borges - para citar apenas três dos dez autores que estão neste livro - mas não teríamos a mesma imagem que temos hoje de alguns dos escritores decisivos para a arte literária do século XX.»
Carlos Vaz Marques


Não poderia estar mais de acordo com esta afirmação de Carlos Vaz Marques. Estas entrevistas são verdadeiras janelas que nos permitem "deitar o olho" não só ao ambiente e quotidiano de grandes autores, como também à sua maneira de pensar e agir. De tom intimista estas entrevistas propõem-se, com sucesso, a deitar abaixo a divisória entre o autor-mito e o autor-homem, tornando-os acessíveis ao grande público e aos inúmeros seguidores.

Cronologicamente, este livro leva-nos desde a primeira edição da revista nova-iorquina, em 1953, com E. M. Forster até ao ano de 1968 com Jack Kerouac. E, pelas suas páginas vamos conhecendo alguns dos maiores vultos literários dos últimos 56 anos... A saber:

E. M. Forster
Graham Greene
William Faulkner
Truman Capote
Ernest Hemingway
Lawrence Durrell
Boris Pasternak
Saul Bellow
Jorge Luis Borges
Jack Kerouac


Gostei do livro mas este tem, a meu ver, uma enorme lacuna: A total ausência de entrevistas a mulheres escritoras. E Carlos Vaz Marques tinha, se assim o entendesse, nomes por onde escolher (mesmo confinado ao limite temporal dos anos 50 e 60) - Isak Dinesen (também conhecida por Karen Blixen), Dorothy Parker, Françoise Sagan (que me foi imposta na escola com o seu Bonjour Tristesse), Simone de Beauvoir, Lillian Hellman, Mary McCarthy, Marianne Moore e Katherine Anne Porter. Concordo que, ao contrário dos nomes que constam no livro, a maior parte destas autores passa despercebida ao grande público mas esse seria, a meu ver, mais um incentivo para deixar que pelo menos um par delas passasse à edição final: seria uma excelente maneira de dar a conhecer "novos" autores ao público nacional... Bem... Fica para a próxima!


Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário