quinta-feira, 24 de março de 2011

Você só precisa de uma ideia!
Como tornar os seus sonhos realidade, desde a ideia inicial até ser milionário
Donny Deutsch
Academia do livro
EAN/ISBN - 97898981944312


Sinopse
As grandes ideias estão por todo o lado. Todos os dias, muitas pessoas lembram-se de inovações em que ninguém tinha pensado antes e, frequentemente, essas ideias surgem a partir de uma necessidade, de algo que estava em falta, de um desejo de tornar a vida um pouco mais fácil e melhor. As pessoas que transformam as suas ideias em milhões são muito diferentes: mães de classe média, estudantes universitários, pessoas que desejam mudar de emprego ou dar um novo estímulo à sua carreira, empregados de escritório, reformados, etc. Todas elas arriscam e alcançam objectivos extraordinários. Em comum têm o entusiasmo pelas suas ideias.

Em Você Só Precisa de uma Ideia, Deutsch baseia-se não só na sua enorme experiência, mas também na de centenas de outros empreendedores de sucesso que entrevistou. Mostra também como concretizar uma ideia e ultrapassar os diferentes obstáculos que se colocam no caminho.




Li este livro de um fôlego… ou, se quiser ser mais precisa, em três dias e meio. Achei que era um “livro inteligente”. Não pelo seu conteúdo, ou a temática que aborda, mas pela maneira como está escrito. Este é um perfeito exemplo de magistralidade comercial. O autor consegue convencer-nos a lutar por algo de que nem sequer temos a certeza de querer! Eu, que nunca ambicionei a megalómana meta do empreendedorismo milionário, dei comigo a pensar: “Ok, agora SÓ PRECISO DE UMA IDEIA”!

Infelizmente, aqui acabam os pontos positivos desta obra (na minha, muito, humilde opinião). Ao folhear as páginas um pensamento recorrente teimava em surgir… “isto é um livro de auto-ajuda… para empresários”. Os princípios dos livros de espiritualidades estão aqui presentes e gritam ao leitor… cada página tenta insuflar-nos a auto-estima através de frases feitas como “não aceite NÃO como resposta”, ou “se algo é possível de ser pensado é possível de ser conquistado”. Este tipo de frase serve sempre como prólogo (ou, por vezes, epílogo) a exemplos de “bravos” anónimos que não se coibiram de sonhar… Mulheres que colocam os separadores de talheres da máquina de lavar loiça na mala e “inventam” uma mala compartimentada que lhes dá milhões a ganhar… Mães que, aos quarenta anos, são corajosas ao ponto de iniciar uma carreira milionária no competitivo mundo do Rock… Homens que se tornaram milionários de um dia para o outro graças às suas t-shirts com o slogan “Life is Good”. Ou seja… Demonstrações palpáveis de que os milhões “andam aí”, só à espera que nós tenhamos uma ideia!
A minha avaliação é simples e simplista: este é um livro escrito para o povo norte-americano! Aqueles que, toda a vida, ouviram falar do “sonho americano” e que, desde crianças, são alimentados na esperança de que esse sonho lhes seja atingível. Na realidade portuguesa, perde-se! Torna-se um conto de fadas dos tempos modernos em que, nem o mais crédulo e esperançoso consegue acreditar!

Nota 2

Sem comentários:

Enviar um comentário