quarta-feira, 18 de abril de 2012

Confesso-me...


Crimes Exemplares
de Max Aub
Editor: Antígona
ISBN: 9789726082019


Sinopse:

Max Aub (1903-1972) é autor de mais de 40 títulos, entre os quais Crimes Exemplares, publicado em 1957 e que, em 1981, conquistou o Grand Prix de L'Humour Noir, em Paris.
São 87 confissões curtas, secas e directas, por vezes muito violentas, outras com uma certa beleza poética e bem-humoradas, feitas por quem praticou um crime contra a vida de alguém. São crimes de todo o tipo, por envenenamento, estrangulamento, etc., em que se constata não só a grande perversidade humana, mas também uma inacreditável ingenuidade.
Este livro mantém uma nada surpreendente actualidade, num mundo como o nosso, onde a violência real parece cada vez mais ficção. Esta edição especial de grande formato conta com 32 ilustrações a preto e encarnado.



Comprei há 2 dias, e já li.
De certa forma estou a tentar entrar, aos poucos, no mundo dos contos e já conhecia esta obra. É um marco da literatura de "humor negro", no qual cada página corresponde a uma confissão feita por um assassino que tenta, assim, justificar o seu crime. As "justificações/contos" não têm, por vezes, mais que uma frase, o que torna a sua leitura rápida e compulsiva.
Gostei e ri.
Gostaria de ter dado um 3,5 mas, na impossibilidade de dar meios pontos, e seguindo a coerência que tento que caracterize as minhas notas, não lhe poderia dar um 4.
Não o considero um pilar da literatura mas, isso sim, uma maneira agradável de se passar uns bons momentos (de sorriso nos lábios)... E poder-se-à exigir mais a um livro?

"Era de caras!  A única coisa que tinha de fazer era empurrar a bola, com o guarda-redes completamente fora da baliza...  E atirou-a por cima da trave!  Um golo que teria sido decisivo!  Nós estávamo-nos absolutamente nas tintas para esses miseráveis da Nopalera.  Se o pontapé que lhe dei o mandou para o outro mundo, espero que pelo menos lá aprenda a rematar como Deus manda."

Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário