quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mark Twain... em mini-doses



Contos Satíricos de Mark Twain
De Mark Twain
Editor: Guimarães Editores
ISBN: 9789726655114





Sinopse


Foi nos domínios do humorismo e da sátira que Mark Twain mais vincadamente deixou impresso o seu génio inamovível, porque assente num modo extravagante de encarar as coisas simples, num espírito sarcástico e numa inultrapassável capacidade para transmitir a chamada "cor local".


Contos incluídos:
- A nota de um milhão de libras
- Excertos do Diário de Adão
- O roubo do elefante branco
- Conto policial de fundo duplo
- Um romance medieval
- Como um limpa-chaminés salvou o imperador
- "1601" ou conversa junto da lareira social como sucedia no tempo dos Tudors
- História exemplar de Edward Mills e George Benton
- O passaporte russo demorado
- A senhora McWilliams e a trovoada
- O romance da donzela esquimó


Sou sincera…  Sempre fui um pouco “Anti-conto”.  Apenas por achar que, se a história de um conto for interessante e apetecível, com um pouco mais de trabalho daria um óptimo romance.  Costumo dizer que o “conto” é um pouco como a comida chinesa:  quando acabamos sentimo-nos satisfeitos mas, meia-hora mais tarde, já estamos de novo com fome!
Comprei este livro, como os últimos de que aqui falei, nos saldos e a escolha deveu-se, em parte, e como também já referi, ao pouco tempo que, enquanto mãe de um menino de 17 meses, tenho para me dedicar a mim e aos meus livros.
Pois bem…  li-o rapidamente, disso não há dúvida.  Se gostei?  Não sei bem…
Houve alturas, na leitura, em que dei comigo a pensar “ou isto está muito mal traduzido – o que, enquanto estudante de tradução sei ser uma hipótese bastante viável – ou faltam elos de ligação na escrita”.  Senti isso, mais profundamente, n’ “A Senhora McWillaims e a trovoada” e no “Conto policial de fundo duplo”.  A sátira que se prometia no título e que deveria emprestar um sorriso sarcástico ao meu rosto, só a senti n’ “O roubo do elefante branco”, nos “excertos do Diário de Adão” e na “História exemplar de Edward Mills e George Benton”. 
Os contos lêem-se…  mais ou menos.  Não posso dizer que gostei do livro!  Não posso dizer que o aconselharia a alguém!  Acabei por não ficar com ele pois, ainda por cima, ao chegar à página 207 das 224, a primeira página do último conto, “O romance da donzela esquimó”, descobri um defeito de edição (não imprimiram uma das linhas), defeito esse que se verificou em todos os exemplares da livraria quando o fui para trocar.  A bem da verdade…  não acho que tenha sido grande perda para a minha biblioteca.
A nota dada poderia, inclusive, ser mais baixa…  mas não consigo dar uma nota inferior ao homem que me ofereceu Tom Sawyer e Huckleberry Finn.


Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário