quinta-feira, 16 de abril de 2009

A dualidade das personagens.



O alto dos vendavais. (ou O Monte dos vendavais)
Emily Brontë
Publicações Dom Quixote
EAN 9789722020411
ISBN 972-20-2041-2



Lendo o romance que lhe trouxe notoriedade e a consagrou como um dos expoentes máximos da literatura inglesa, quase que é difícil de acreditar que Emily Brontë passou toda a sua vida num presbitério, rodeada apenas pela família, os cães e a charneca. Solteira e, mais que isso, solitária, Emily era, dos quatro irmãos que sobreviveram à infância, a que mais dificuldades tinha em se relaccionar com as pessoas a seu redor, o que poderá ser indicativo na forma como ela caracterizou as relações interpessoais no seu romance; repletas de dualidade, hipocrisia e amargura.
Este romance não irá granjear a simpatia dos leitores, não irá sorrir ao ler determinadas passagens, não sentirá empatia pelas personagens. Mas chegará ao fim do livro detentor de uma verdade inquestionável: todos nós temos, no nosso interior, a capacidade de trazer a lume o que de mais negro há em nós e nos outros, e que mesmo uma heroína pode não ser totalmente boa, e um vilão pode ter tido experiências de vida que o levaram a tornar-se no mau da história.
Somos transportados à história doentia de Heathcliff e Catherine, iniciada numa infância de diferentes backgrounds, ele pobre, ela rica, e como essa diferença, sentida de forma amargurada por ele, vai marcar o destino de todas as personagens do livro, as da sua geração e, mesmo, as das gerações vindouras.
É um livro negro, sombrio, mas magistralmente escrito e obrigatório na biblioteca de quem gosta de livros e histórias intemporais.
Nota 5

Sem comentários:

Enviar um comentário