domingo, 19 de abril de 2009

Literatura no feminino.





Mulheres que escrevem vivem perigosamente
Stefan Bollmann



Certo dia a musa do poeta concluiu que os versos que inspirava seriam muito mais verdadeiros se fossem escritos pela sua própria pena... E a sociedade fê-la pagar um preço alto por essa ideia.
Este livro foca precisamente o papel da mulher na literatura ao longo dos tempos, como criadora e não como criação, e do preço, muitas vezes elevado, que foi obrigada a pagar por ele.
Este livro surgiu no meu menu literário algum tempo depois de, numa aula de Iniciação à Cultura, o professor da cadeira, Dr. Álvaro Pina, após ter levado a cabo uma experiência para provar o seu ponto de vista (e tendo eu sido, ao mencionar Jane Austen e Charlotte Brontë, a excepção que justifica a regra) ter afirmado que, quando se pensa em grandes nomes da literatura mundial, a tendência é, ainda, para nos recordarmos de homens. A verdade é que, ainda hoje, parecemos não associar grandeza com o trabalho feminino.
Sendo o mundo literário, ainda, comandado pelo dito sexo forte, Stefan Bollmann demonstra-nos nesta obra que a mulher tem escrito não uma página mas capítulos inteiros na história da literatura.
Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário