segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O dia antes da felicidade




O dia antes da felicidade
Erri de Luca
Bertrand Editora
ISBN 9789722520003



Sinopse
A história de uma criança nascida em Nápoles durante a Segunda Guerra Mundial. Órfã, é adoptada e o livro segue o seu crescimento, a sua visão da guerra, do sofrimento humano mas também do amor e da possibilidade de alcançar a paz e a felicidade.


Excertos da obra:

«Retomei o meu lugar à baliza. Deixavam-me jogar com eles porque ia buscar a bola aonde quer que ela fosse parar. Destino habitual era a varanda do primeiro andar, uma casa abandonada. O rumor era o de que morava lá um fantasma. Os prédios velhos tinham alçapões tapados, passagens secretas, delitos e amores. Os prédios velhos eram ninhos de fantasmas.»

«Percebi que o meu medo era tímido, para se mostrar precisava de estar sozinho. Ali, ao invés, havia os olhos das crianças em baixo e os dela em cima. O meu medo envergonhava-se de sair. Vingar-se-ia depois na cama, à noite, no escuro, com o rumorejar dos fantasmas do vazio.»


A história deste livro (contada com uma mágoa doce como a dos contos infantis, como as fábulas) é contada pela voz de um jovem orfão (começa quando ele tem 6 anos e continua durante a sua juventude) mas não é a sua história... É a história de uma época negra do passado recente (Segunda Guerra Mundial), a história de uma luta silenciosa e a história de uma cidade italiana, Nápoles, e da forma determinada com que sobreviveu à escuridão.

Ao descobrir um quarto escondido ao procurar pela bola com que tanto ansiava jogar com os rapazes mais crescidos (de 9 anos), o narrador está longe de saber a dor, o medo e a ânsia de liberdade que esse quarto já presenciara. É através de D. Gaetano, vizinho, professor, orfão (como ele prórpio) e contador de histórias que o jovem vem a descobrir o negrume que a sua cidade viveu durante o ano do seu nascimento, 1943. Naquele quarto Gaetano, correndo riscos mas querendo fazer algo de bom para se recordar a si próprio que a bondade ainda é uma característica do ser humano, deu guarita e ajudou a esconder um judeu durante a guerra.

O dia antes da liberdade que nos fala o livro não é o dia antes dos primeiros pontapés na bola de um jovem rapaz... É o dia antes da libertação de todos os judeus que tiveram de esconder e de, certa forma, se anular enquanto indivíduos.


Nota 3

2 comentários:

  1. muito bom o livro, comprei-o e ainda o estou a ler mas é bastante interessante.

    ResponderEliminar
  2. Sim, também gostei bastante. Não conhecia o autor que, apesar de ser bastante apreciado em Itália (o novo livro está em 3º no top nacional) passou despercebido no nosso país. Gostei do retrato que fez de Nápoles, passa bem o espírito da cidade e do seu povo. Li de um fôlego!

    ResponderEliminar