sexta-feira, 8 de maio de 2009

A czarina de Rasputine.




Alexandra, a última czarina
Carolly Erickson
Aletheia Editores




Retrato da última czarina russa, a mulher que muitos culpavam pelo declínio da família Romanov, incide luz sobre a soberana que a história condenou. Descendente da rainha Victória de Inglaterra, Alexandra não herdou da sua antepassada as características que a tornaram uma das monarcas mais queridas dos seus súbditos. Pelo contrário, Alexandra parecia afastar-se cada vez mais do seu povo, vivendo uma realidade que em nada tinha a ver com a realidade do seu país de acolhimento. Vivendo em pleno luxo, e dando-se com médiuns, charlatões e ambiciosos de todos os extratos, a czarina não conseguia, nem queria, ver a verdadeira imagem do seu povo.
A sua vida centrava-se na sua família, no seu marido e filhos, e na meia dúzia de escolhidos que abrigara debaixo da sua asa (Rasputine foi um deles), e na sua certeza de que, sendo realeza, era superior ao comum mortal. Mesmo depois de presa continuou a acreditar que nada lhe aconteceria, devido à sua condição real, pelo que, juntamente com as suas filhas, se entreteve a costurar pedras preciosas no interior dos respectivos espartilhos, para levarem com elas quando fossem libertadas.
Mas o seu povo não lhe perdoou a cegueira em que sempre vivera, e Alexandra, juntamente com o resto da sua família, pagou com a própria vida.

Nota 4

Sem comentários:

Enviar um comentário