sexta-feira, 5 de março de 2010

Dedicatórias...




Once Again To Zelda
(The Stories Behind Literature's Most Intriguing Dedications)
Marlene Wagman-Geller
Perigee Trade Books
ISBN 978-0-399-53462-1
EAN 9780399534621



Muitas das vezes, ao pegarmos num livro para ler, passamos apressadamente a página em que o autor dedica o fruto do seu trabalho a alguém que, por norma, com ele partilhou o percurso de criação. Ao fazê-lo não estamos, no entanto, a desvalorizar essa relação, descrita em meia dúzia de palavras... Pura e simplesmente sabemos que o livro não nos é dedicado e não precisamos de parar e ler a confirmação dessa certeza. Quando, no entanto, a curiosidade nos leva a querer conhecer a quem o autor se sente obrigado a reconhecer a ajuda ficamos, na maior parte das vezes, conscientes da ignorância do porquê desse reconhecimento.

Este livro vem decifrar o enigma das dedicatórias de alguns dos maiores livros da história literária dos últimos tempos. Ao longo de 50 dedicatórias/livros, vamos conhecendo as pessoas, e não só, que mereceram o reconhecimento público de alguns dos maiores vultos literários de sempre.

Para além da explicação propriamente dita, temos um vislumbre da vida do autor. Isto é, ao relatar a vida do escritor em questão, a autora explica, dentro desse contexto, o porquê da dedicatória. Na lista dos livros visados contamos com:

- Frankenstein, de Mary Shelley
- Jane Eyre, de Charlotte Brontë
- Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll
- De Profundis, de Oscar Wilde
- O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (dedicatória que deu título ao presente livro)
- Orlando, de Virginia Woolf
- Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway
- Lolita, de Vladimir Nabokov
- Dr. Jivago, de Boris Pasternak
- A Sangue Frio, de Truman Capote
- Amor em Tempos de Cólera, de Gabriel Garcia Márquez
- O Código Da Vinci, de Dan Brown
- Suite Francesa, de Irène Némirovsky
- e muitos, muitos outros


Para mim, que sempre considerei o conhecimento sobre a vida pessoal de um escritor como uma mais valia para tirar o maior prazer possível da sua escrita, este livro revelou-se uma aposta ganha. Os pequenos vislumbres que temos para a vida de Dostoievsky, George Eliot, Mark Twain, Carson McCullers, Eugene O'Neill, Harper Lee, Sylvia Plath, Arthur Miller, Stephen King, Philip Roth, Salman Rushdie, J. K. Rowling, Nicole Krauss, Ken Follett, etc etc etc, são como que pequenas janelas que se abrem à nossa frente e nos apresentam a oportunidade de conhecer melhor autores que nos proporcionaram grandes momentos de prazer, ou podem ser, também, um convite a novos (e duradouros) conhecimentos.

Recomendo!!!


Nota 4

Sem comentários:

Enviar um comentário