sexta-feira, 19 de março de 2010

Memória curta ou Amnésia selectiva?




Captive Passage
The Transatlantic Slave Trade
and the Making of the Americas
Vários Autores
Smithsonian Institution Press
ISBN 1-58834-017-1
EAN 9781588340177


Sinopse:

Publicado em conjunto com a abertura de uma exposição itinerante no Mariner's Museum em Newport News, Virgínia, estes oito ensaios e 160 ilustrações coloridas examinam as causas complexas, os resultados e os legados do 400 anos de comércio de escravos. Entre onze e treze milhões de africanos foram transportados à força através do Atlântico em navios, fazendo desta "passagem em cativeiro "a maior tragédia da história marítima. Este livro importante foca diferentes aspectos do comércio de escravos: a sua base social e económica, por que motivo muitos líderes africanos facilitaram o tráfico de escravos, e como escravos Africano-americanos criaram as suas próprias culturas e mudaram para sempre as Américas. O significado físico, social e emocional de suportar a passagem em cativeiro é explorado, assim como a história e o legado do movimento abolicionista e da luta pela justiça racial.
O livro apresenta um vasto leque de materiais provenientes das colecções do Mariner's Museum e artefactos de todo o mundo reunidos especificamente para esta exposição. Incluem-se gravuras raras, publicadas aqui pela primeira vez, fortalezas de escravos ao longo da costa oeste de África, a arca de bordo de um marinheiro ilustrada com motivos esclavagistas; um selo postal em homenagem padre jesuíta colombiano Pedro Claver, conhecido como o "apóstolo dos pretos" pela sua bondade, e imagens da altura sobre a rebelião a bordo do Amistad.


Sempre me interessei por História (apesar de nem sempre gostar que me dissessem o que estudar e quando estudar). Como em tudo na vida, há partes dela que me interessam mais do que outras. O período negro da História das nações, a que corresponde a duração da escravatura, sempre me atraiu... De uma forma quase mórbida... Da mesma maneira que a maior parte dos condutores abranda ao passar por um acidente na estrada, expectantes de sangue... Sempre me revoltou, confundiu e... Acredito que atraiu é mesmo a palavra certa. Sempre tentei documentar-me o máximo possível sobre o assunto, tentar perceber... Porquê? Porque foi possível? Porque demorou tanto a acabar? Porque é que ninguém se impôs mais cedo? Tantas questões que, nos dias de hoje, ainda envergonham tanta gente que não teve de passar pelas agruras da escravidão nem teve culpa do que se passou.
Este livro é um retrato desse período... Um retrato que nos atinge em cheio na boca do estômago e que nos coloca em frente aos olhos as imagens a que, durante tanto tempo, a Humanidade teimou em fechar os olhos.
Apesar de ser um livro que se centra principalmente na escravatura nas Américas (principalmente América do Norte - USA), as histórias que conta são universais. Não se limitam a espaço geográfico, nação ou credo. É um retrato de todos os escravos, de todos os mercados esclavagistas, de todos os que perderam a voz a caminho de um país que não era o seu, contra a sua vontade.


Nota 4

Sem comentários:

Enviar um comentário