domingo, 25 de outubro de 2009

Beloved




Beloved
Toni Morrison
Dom Quixote
EAN 9789722038157
ISBN 978-972-20-3815-7



Sinopse:

Publicado em 1987 e vencedor do Prémio Pulitzer de 1988, a obra-prima de Toni Morrison decorre num Ohio pós-Guerra da Secessão, um local que ofereceu a Morrison "uma fuga aos ambientes negros estereotipados... nem ghetto nem plantação de escravos".

Beloved é a história de uma antiga família de escravos: Sixo, que "deixou de falar inglês porque não via nisso qualquer futuro"; Baby Suggs, que faz do coração o seu modo de vida porque "rebentou com as pernas, costas, cabeça, olhos, mãos, rins ventre e língua"; Halle, o filho mais novo de Baby, que se deixa alugar para comprar a liberdade da mãe; Sethe, a mulher de Halle; e a filha de ambos, Denver. O romance centra-se em Sethe e no legado que o tempo de escravatura lhe deixou - o fantasma da sua primeira filha, Beloved - , pelo qual é, literalmente, assombrada.


Morrison, para além de ser uma Prémio Nobel da Literatura é, acima de tudo, uma das maiores escritoras negras norte-americanas... Uma autora que descreve, nas suas obras, a realidade, as crenças e o folclore dos African-Americans.
Este é um perfeito exemplo dessa característica literária e criativa de Morrison... E, para ser perfeitamente honesta, não sei se gostei ou não do livro... É um livro estranho, confuso, poderoso e cru... Por vezes, de difícil digestão.

A história centra-se em Sethe. Anos antes da acção, e numa tentativa desesperada para fugir à sua vida de escravatura, Sethe põe-se em fuga na companhia dos filhos, buscando guarida na casa da sogra (a quem o marido conseguira comprar a liberdade) mas, após uma perseguição por parte dos seus "Donos", e tal como um animal encurralado, Sethe perde, momentaneamente, a razão e, para impedir que a filha, Beloved, venha a passar pelo mesmo que ela enquanto produto da escravatura, mata a criança, de forma a impedir que os "Donos" a apanhem. Antes que consiga fazer o mesmo aos rapazes (matá-los) é apanhada. Mas, o peso da sua loucura nunca a abandonará e será, para sempre, olhada com desconfiança por brancos e negros... Anos mais tarde, estando a viver com a filha (da qual estava grávida aquando da tragédia) na casa da sua sogra, será assombrada por duas personagens... Paul D., um ex companheiro de escravidão... E uma jovem que, para Sethe, é, sem sombra de dúvidas, a reencarnação de Beloved.
Durante a obra, e através de simbolismos mais ou menos evidentes, iremos ser confrontados com essa teoria e com a dúvida... Será mesmo que Beloved voltou para junto da mãe para se vingar ou, talvez, perdoar e assim dar alguma paz de espírito... Ou será este mais um surto de insanidade por parte de uma mulher a quem o percurso de vida fragilizou o espírito e a razão da mesma maneira que lhe marcou o corpo?

Nota 3

Sem comentários:

Enviar um comentário