quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Quase a chegar...




"Caim"
José Saramago
Editorial Caminho
ISBN 9789722120760




Esta entrada é dedicada a todos os que, como o meu pai, se deliciam com a escrita do nosso Prémio Nobel da Literatura.

Um ano depois do seu último romance, "A Viagem do Elefante", e seguindo a publicação do conjunto de entradas do seu blog "O Caderno", eis que Saramago volta às livrarias nacionais com "Caim", um livro que o autor já mencionara na sua última entrada do citado blog, a 31 de Agosto do corrente ano:

"Diz o refrão que não há bem que sempre dure nem mal que ature, o que vem assentar como uma luva no trabalho de escrita que acaba aqui e em quem o fez. (...) Adeus, portanto. Até outro dia? Sinceramente, não creio. Comecei outro livro e quero dedicar-lhe todo o meu tempo. Já se verá porquê, se tudo correr bem. Entretanto, terão aí o “Caim”."

Sobre o livro, que chega às lojas a 19 de Outubro, diz o "Público" de 27 de Agosto que ""Caim" é o novo romance de José Saramago, e Deus é uma das personagens principais " para, logo de seguida, e parafraseando a mulher do autor, Pilar del Río , acrescentar que trata sobre "a divindade e o conjunto de normas e preceitos que os homens estabelecem em torno a essa figura para exigir a si mesmos - ou talvez seria melhor dizer para exigir a outros - uma fé inquebrantável e absoluta, em que tudo se justifica, desde negar-se a si mesmo até à extenuação, ou morrer oferecido em sacrifício, ou matar em nome de Deus".

Parece-me, pela descrição, que o novo livro não irá, em nada, defraudar as expectativas daqueles que, ao longo dos anos, se deleitaram com a escrita única de José Saramago!

Sem comentários:

Enviar um comentário