sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Porque os olhos também comem!

Como já demonstrei pelos meus posts neste blog, aprecio bastante, literariamente falando, os clássicos (Ingleses e Portugueses) e compro-os frequentemente em português (recorrendo, para isso, frequentemente aos preços amigos e convidativos dos alfarrabistas) mas, lendo com a mesma facilidade o idioma de Sakespeare e Byron por vezes escolho as baratinhas versões pocket dos britânicos (e americanos) para aumentar a minha biblioteca.


Desta vez, porém, a compra foi por gulodice. Como quando vamos ao restaurante e, apesar de cheios, a mousse de manga ou a tarte de natas nos acenam do balcão dos frios. Foi o mesmo! Juro!!!


Eis que encontro, a olhar para mim sorrateiramente e a acenar, duas irmãs minhas conhecidas. A Charlotte e a Emily Brontë. Os livros, em versão portuguesa, já à muito habitavam as prateleiras sobrelotadas da minha humilde biblioteca. Mas, mesmo assim, estes dois volumes teimavam em vir conhecer os seus homólogos portugueses ("A Paixão de Jane Eyre" e o "Monte dos vendavais"). A verdade é que não resisti à edição, quase uma réplica de livros do século XVIII, de tamanho pequeno (têm um palmo) como era costume nos livros que as senhoras liam por se tornar mais fácil ocultá-los entre as saias na eventualidade de alguma visita inesperada (sim, uma mulher pensante, estudiosa e comconsciência própria não era considerada atractiva). A capa parece de tecido, o que a torna super agradável ao toque e tem, até, o pormenor da pequena fita acetinada para se marcar o local em que se ficou na última leitura. A editora é a Gramercy Books de New York. E a melhor parte... Cada volume foi apenas 3,50€.






Jane Eyre
Charlotte Brontë
ISBN-10: 0-517-22775-4
ISBN-13: 978-0-517-22775-6



Wuthering Heights
Emily Brontë
ISBN-10: 0-517-22782-7
ISBN-13: 978-0-517-22782-4

Sem comentários:

Enviar um comentário