sábado, 19 de setembro de 2009

70 anos de memórias




A Segunda Guerra Mundial
Martin Gilbert
D. Quixote
ISBN: 978-972-20-3874-4



Comemora-se, este ano, o 70º aniversário do início da Segunda Guerra Mundial e, para assinalar o facto, vários editoras publicaram neste último mês livros referentes ao tema.

Esta é a grande aposta da D. Quixote.

Do mesmo autor de outros bestsellers da área da história (como, por exemplo, "Winston Churchill, Biografia" e "História de Israel"), chega-nos agora este monstro literário de 1008 páginas. O fascínio de Gilbert pela Segunda Grande Guerra começou cedo, na sua infância, para ser mais exacta. Nascido em 1936, em Londres, Gilbert estava entre o grupo de crianças inglesas que, nove meses depois do rebentar da guerra, foi enviado para o Canadá, como medida de prevensão e segurança em relação às gerações mais novas. A recordação da viagem de navio, da sua fuga, permaneceu sempre viva na memória de Gilbert e manteve-se um alimento constante para a sua carreira de historiador e escritor.

Nesta obra, mais que um relato cronológico dos anos da guerra, Martin Gilbert, através de uma exaustiva pesquisa, mostra-nos não só a acção prin cipal como também os bastidores de uma época negra. Aborda, assim, não só a temática política e militar, mas também o lado secretivo (como a espionagem utilizada de parte a parte) e, mesmo, o lado civil da Segunda Grande Guerra.
A obra é excepcional, bem documentada e escrita mas (e há sempre um mas) o tamanho do livro não é convidativo. Não é apenas a sua extensão que é preocupante... É, também, o facto de, por ser um livro de capa mole, ser impossível a alguém que realmente o queira ler de o fazer sem partir a lombada (o que é uma lástima).

Sem comentários:

Enviar um comentário