terça-feira, 15 de setembro de 2009

A meio da noite dois lados cruzam-se... para sempre.





Sem Sangue
Alessandro Baricco
Biblioteca Sábado (tradução da D. Quixote)
EAN 5602831080654
ISBN 978-84-613-1615-1




Numa noite, no silêncio do campo, Manuel Roca identifica, no som de um automóvel a passar na estrada, a proximidade dos seus inimigos. Com tempo limitado para agir, resta-lhe esconder os seus bens mais preciosos... os filhos. Ao ouvir a discussão entre o pai e os seus opositores (Salinas, Gurre e Tito) o rapaz não resiste em sair do seu esconderijo para vir em auxílio do pai. De dentro do alçapão onde o pai a deitou e de onde não se mexe, Nina, a rapariga, assiste à morte do pai e do irmão. Impotente, mas quase resignada, Nina espera, em posição fetal, que tudo volte ao silêncio para finalmente poder sair da sua prisão. No entanto os seus planos podem correr o risco de não se cumprirem quando os assassinos da sua família iniciam uma busca na casa à sua procura. O mais jovem, Tito, encontra-a mas, ao invés de a entregar aos seus cúmplices, há algo na serenidade da jovem que o leva a calar o seu paradeiro.

Anos mais tarde uma mulher envelhecida, mas ainda bela e altiva, dirige-se a um quisque para comprar um bilhete de lotaria. Ao atendê-la, ao olhar nos olhos da desconhecida, o cauteleiro reconhece a menina que décadas antes ajudou a esconder. Tito e Nina (que entretanto viveu várias vidas e teve inúmeros nomes) reencontram-se e, contando a sua versão de uma mesma história à mesa de um café, ambos tentam, finalmente, tirar algum sentido aos acontecimentos que partilharam em jovens e a tudo o que aí adveio.

Um livro que fala de vingança, de guerra, de morte, mas também de perdão, de aceitação e de resignação. O livro é pequeno, não mais que um conto, e lê-se num só fôlego.
Nota 4

Sem comentários:

Enviar um comentário